Retorno às aulas: CNM orienta gestores sobre segurança no transporte escolar e gestão do volume de tráfego local

O ano de 2026 começa com um desafio logístico importante para as prefeituras. Com o encerramento gradual das férias de janeiro, o fluxo nas vias urbanas e rurais volta a crescer, exigindo que a gestão municipal de trânsito e transporte atue de forma antecipada, planejada e preventiva. O foco imediato é o retorno às aulas, mas o olhar do gestor deve estar atento a todo o calendário de mobilidade que se desenha ao longo do ano. Diante das necessidades sobre as ações das administrações locais em relação à segurança no trânsito e no transporte, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) enumera algumas orientações que podem servir de apoio aos gestores nesse período e também ao longo de outras datas comemorativas ao longo do ano.

Antes mesmo do carnaval, que neste ano será em fevereiro, o mês de janeiro já deve ser tratado como um período estratégico para garantir a segurança viária com o retorno gradual das atividades, especialmente as escolares. Durante as férias, os sinistros de trânsito costumam aumentar em média 20%, ao mesmo tempo em que se aproxima o início do ano letivo e a necessidade de que o transporte escolar municipal, apoiado pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), opere com total segurança.

Nesse contexto, a CNM reforça que a vistoria semestral obrigatória e a checagem dos itens de segurança em veículos que fazem o transporte escolar, como tacógrafos, cintos de segurança e pneus, são fundamentais para evitar sanções administrativas e, principalmente, garantir a integridade dos estudantes. Além da frota, é essencial revisar o ordenamento viário no entorno das escolas, com reforço na pintura de faixas de pedestres, revisão da sinalização vertical e horizontal e limpeza das vias de acesso às instituições de ensino, recebendo os estudantes com mais segurança e menos riscos.

Direcionamentos
Comece o ano com um bom controle e ordenamento do trânsito local, com atenção especial à fiscalização dos veículos de transporte escolar. Institua um cronograma de inspeção cuidadosa ainda em janeiro e solicite a atualização dos cursos específicos de formação para todos os condutores. Garantir a segurança nos deslocamentos até a escola é um cuidado essencial com toda a comunidade, especialmente com as nossas crianças.

Calendário estratégico
Para auxiliar no planejamento das ações municipais, a CNM sintetiza os temas centrais que devem orientar as pautas de transporte e trânsito ao longo do ano. Com o retorno às aulas e a realização do Carnaval, é fundamental redobrar a atenção à gestão da segurança viária, em apoio às ações de segurança pública nos eventos e ao reforço da operação do transporte escolar. No mês de março, o foco deve se voltar aos motociclistas. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as motocicletas correspondem atualmente a cerca de 40% das mortes no trânsito, o que reforça a preocupação e a necessidade de ações de prevenção de sinistros e de ordenamento voltadas aos veículos de duas rodas.

Já em abril, com a Páscoa, a recomendação é adotar medidas de moderação do tráfego local por meio de estratégias de Urbanismo Tático, com implantação de Áreas Calmas e Zonas 30, especialmente em centros comerciais. A tendência é de que as estradas também estejam mais movimentadas nessa época, o que deve ser redobrada a atenção.  O mês de maio marca a mobilização do Maio Amarelo, ponto alto da campanha nacional de segurança viária, que neste ano terá como tema No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas. Esse é mais um período em que as prefeituras podem reforçar ações de conscientização com a população.  Em junho, o foco recai sobre a Lei Seca e as festas regionais, reforçando a importância da fiscalização e das ações educativas de combate à embriaguez ao dirigir em períodos festivos.

Segundo semestre
Julho é o mês de retomada das férias de meio de ano e demanda mais atenção aos motoristas profissionais, diante do novo aumento no volume de tráfego, da gestão do sono e da segurança das frotas de carga e da circulação em estradas vicinais. Por sua vez, o mês de agosto vem sendo dedicado à mobilidade ativa, com atenção especial aos pedestres e ciclistas, à acessibilidade e ao transporte sustentável. Em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, a atenção se volta para inovações, tecnologias e para a atualização do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).  Por sua vez, em outubro, o destaque é a atenção às crianças no trânsito, com integração da educação para o trânsito à BNCC nas escolas municipais. No mês de novembro, o enfoque é memória e prevenção, com reflexões sobre o custo imensurável de uma vida e, de forma concreta, sobre o custo social dos sinistros, fortalecendo a análise de dados para políticas públicas mais eficazes.

Encerrando o ano, dezembro é novamente período de férias, o que evidencia a necessidade de atenção redobrada nas rodovias, a segurança nas festas de final de ano e o período de fechamento de balanços e planejamento para 2027, incluindo a revisão orçamentária. A CNM segue acompanhando as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e dos demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Atendimento aos gestores 
A entidade municipalista oferece suporte técnico para que cada Município consiga planejar, projetar e ordenar o Transporte, o Trânsito e a Mobilidade Municipal de forma eficiente, segura e humanizada ao longo de 2026. Em caso de dúvida e necessidade de mais orientações, a Confederação solicita aos gestores que entrem em contato com a área de Transporte e Mobilidade por meio do telefone (61)2101-6031 ou pelo e-mail transito@cnm.org.br.

Foto: prefeitura de Belo Horizonte

Da Agência CNM de Notícias

O post Retorno às aulas: CNM orienta gestores sobre segurança no transporte escolar e gestão do volume de tráfego local apareceu primeiro em Amupe.

Powered by WPeMatico

Please follow and like us:
Pin Share