CNM incentiva Municípios a responderem pesquisa sobre tecnologias da informação e reforça apoio à transformação digital

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação dos Entes locais em levantamento sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na gestão municipal. A iniciativa é considerada estratégica para qualificar políticas públicas, identificar o uso de tecnologias nos serviços das prefeituras e avaliar os estágios de transparência das informações disponibilizadas por meios digitais.
Conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), referendado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a pesquisa é respondida de forma virtual e anônima. O contato é feito diretamente pelo Cetic.br para os gestores responsáveis pelo setor no Município.
Para a CNM, o levantamento é fundamental para orientar o aprimoramento das políticas públicas federais e estaduais e para fortalecer a capacidade de gestão dos Municípios. Os dados de uso público subsidiam diagnósticos, planejamento e tomada de decisão das prefeituras, contribuindo para ampliar a oferta de serviços digitais com transparência, inclusão e eficiência.
O estudo se propõe a identificar a infraestrutura de TIC nas administrações municipais, os tipos de uso na gestão local, a quantidade e qualidade dos serviços públicos digitais, os mecanismos de participação social em meio digital e as aplicações tecnológicas na gestão urbana.
O último levantamento da pesquisa sobre uso de TICs, realizado em 2023, apontou que a oferta de serviços on-line pelas prefeituras avançou significativamente. Atualmente, mais de 91% das administrações municipais disponibilizam algum serviço público em formato digital; há dez anos, esse índice era de 75%, o que evidencia o aumento do uso das TICs pelos Municípios.
A CNM tem ampliado suas ações para apoiar os Municípios na agenda da transformação digital. Por meio de levantamentos técnicos, arenas de debate, formações e diálogo com governos municipais, estaduais e ministérios, a entidade promove a troca de experiências e o mapeamento dos principais desafios e avanços na digitalização dos serviços públicos locais. Durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, por exemplo, a Confederação dedicou painéis e arenas temáticas à transformação digital, soluções urbanas inovadoras e à governança de dados, incentivando uma administração municipal mais conectada, transparente, inovadora e centrada nas pessoas.
O post CNM incentiva Municípios a responderem pesquisa sobre tecnologias da informação e reforça apoio à transformação digital apareceu primeiro em Amupe.
Powered by WPeMatico
