COP 30: CNM defende mais assistência técnica e financeira aos Municípios no enfrentamento aos desastres

O primeiro tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Nélio Aguiar, participou na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, do Fórum Cidades Resilientes dentro da programação da COP 30 em Belém, no Pará. Em sua apresentação, o municipalista defendeu o fortalecimento da Defesa Civil Nacional e mais apoio técnico e financeiro às prefeituras no enfrentamento aos desastres naturais.

Representando o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, o diretor da CNM destacou que os desafios dos Municípios aumentam a cada ano e, com o crescimento da necessidade de assistência à população, as prefeituras devem contar com o apoio em todos os segmentos. “Precisamos de uma estruturação da Defesa Civil Nacional porque aumentou a demanda. A gente precisa de recursos financeiros e também de recursos humanos, porque quando você declara emergência, tem que ter uma análise técnica e mais resposta e isso precisa de técnicos”, defendeu Aguiar.

O painel contou ainda com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. O chefe da Pasta enfatizou que as ações precisam ser conjuntas e o papel dos Municípios é fundamental para alcançar um resultado efetivo. “Essa COP 30 tem que ser da implementação e eu não consigo imaginar como a implementação pode acontecer se não estivermos ao lado dos prefeitos, dos vereadores e dos líderes comunitários. Se nós tivermos o envolvimento dos líderes subnacionais, a implementação vai acontecer”, considerou. A programação da COP 30 vai até esta sexta-feira, 21 de novembro.

Da Agência CNM de Notícias

O post COP 30: CNM defende mais assistência técnica e financeira aos Municípios no enfrentamento aos desastres apareceu primeiro em Amupe.

Powered by WPeMatico

Please follow and like us:
Pin Share